As garantias de crédito rural que recaem sobre a safra a ser produzida pelo tomador do crédito, asseguram ao credor proteção e amparo legal para o retorno do capital investido, porém, além da existência das garantias, é necessário que os credores se cerquem dos devidos cuidados para que sua garantia seja efetiva.
Um dos cuidados necessários para que haja a proteção da garantia e o êxito no recebimento do crédito é o monitoramento, pois através dele, os credores podem fazer uma análise apurada que abarca toda a cadeia dos processos agrícolas, tais como a data de plantio, o produto plantado, a quantidade a ser produzida, a qualidade das plantas e o georrefenciamento das lavouras, além de identificar se na época da colheita, os produtos serão entregues no local designado pelo credor.
Referido monitoramento pode ser feito por uma equipe técnica do próprio credor ou por empresas especializadas, que após as vistorias, fornecerão ao credor laudos com as principais informações da produção do tomador do crédito.
Pela via do rápido e inovador desenvolvimento tecnológico, algumas startups agrícolas, têm disponibilizado ao mercado sistemas de monitoramento via satélite, capazes de baratear o custo desse serviço e, concomitantemente, ampliam a área monitorável e análise de várias lavouras simultaneamente.
Considerando que são amplos os métodos de monitoramento, o investidor que utiliza de alguma ferramenta disponível potencializa sua segurança de recebimento. Como exemplo, nos casos de inadimplência em que se faz necessária a cobrança judicial da dívida, credores com a informação exata de onde se encontram os grãos objeto de garantia, conseguem liquidar ou mitigar o débito, por meio de determinação judicial para arresto ou sequestro dos bens.
Nesse sentido, assim como todo investimento, no agronegócio não é diferente, acompanhar constantemente é essencial para segurança do negócio e diminuir os riscos sobre o capital investido.
Busque um advogado especialista para te auxiliar a definir o tipo de monitoramento mais eficiente no seu ramo de atuação.
Quer saber mais sobre judicialização de dívidas, contratos de barter, CPR’s e outros assuntos relacionados a investimentos no agronegócio? Se inscreva em nosso canal do YouTube ou acesse nossa seção de artigos sobre o agronegócio.